.post img { max-width:"800"px; height: auto;

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer 1907 - 2012


Abrindo o MSN ontem, dei de cara com a notícia: Aos 104 anos, Niemeyer morreu.   
C-CUMAAAAAAAAAAAAAAAAAAA?! O.o
Eu sou fã dele desde... desde... desde...SEMPRE. Passei mais de quatro anos querendo cursar arquitetura por causa desse cara.
Sua arte é fantástica, encantadora e simples na sua complexidade.
Quase completando 105 anos, ele e Dercy Gonçalves eram lembrados pela longevidade. Dercy, como comediante descabida, sem papas na língua. Ele, um arquiteto fascinante. Um gênio.
De tanto que ele viveu quase achei que seria imortal. Eu tinha lá minhas esperanças de conhecê-lo (é, graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaandes esperanças).
Todos insistem em lembrá-lo como o "arquiteto" de Brasília. É bom ressaltar que ele não criou a cidade sozinho. Muito pelo contrário, ao montarem a equipe para o projeto, além de arquitetos, músicos e outros profissionais foram escalados. O "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, ou seja as ruas e a estrutura de funcionamento. As construções, ficaram por conta do Oscar.
No final chegamos a uma conclusão: através dele, os brasileiros perceberam a arquitetura como arte.



Ele era ateu, no entanto projetou a catedral de Brasília.
"Gosto da idéia de uma catedral suspensa. Tenho de me preocupar em criar uma atmosfera serena para o crente falar com Deus."

Projetou diversos prédios públicos, no Brasil e fora dele.
"Lembro, com prazer, que desenhei as colunas do Palácio da Alvorada, e com prazer maior ainda as vi depois repetidas por toda parte. Era a surpresa arquitetural contrastando com a monotonia existente."
Comunista.
"O Bush, no fundo, é um idiota que tem as armas na mão, e delas se serve para levar o terror às áreas mais desprotegidas. Representa o Capitalismo, que, decadente, tudo faz para subsistir."

Trabalhou até o último dia, pagava aulas sobre os mais diversos assuntos.

“Toda escola superior deveria oferecer aulas de filosofia e história. Assim fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida”



Ele é sem dúvidas, uma pessoa incrível:

"Eu amo a vida e a vida me ama. Somos um casalzinho insuportável"

"Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade:
o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro."

"A Humanidade precisa de sonhos para suportar a miséria; nem que seja por um instante."

"Não acredito em momento de glória: somos insignificantes demais para pensar nessas coisas."

Nosso tributo a Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, 15 de Dezembro de 1907 a 05 de Dezembro de 2012. O maior arquiteto do Brasil e um dos mais prestigiados do mundo.

Hina tristinha :'(


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo da Página ↑